A fisioterapia tem um papel fundamental na manutenção da saúde e bem-estar dos idosos, ajudando a enfrentar os desafios que surgem nesta fase da vida devido ao declínio natural da mobilidade. Saiba mais sobre os benefícios e a importância da fisioterapia para idosos em casa.
Benefícios da Fisioterapia para idosos
A fisioterapia para idosos pode trazer vários benefícios na sua saúde, tanto a nível físico como mental. Esta especialidade prolonga a autonomia e o bem-estar, mantendo uma vida ativa por mais tempo. Quando é possível também é uma ótima opção de tratamento não invasivo e não farmacêutico, evitando cirurgias e interações indesejáveis entre medicamentos.
- Melhoria da mobilidade e flexibilidade
A mobilidade e a flexibilidade são fundamentais para manter uma vida ativa ao longo da vida. Os exercícios utilizados na fisioterapia para idosos são focados no movimento funcional das articulações, reduzindo a rigidez muscular e facilitando a realização das atividades diárias.
- Prevenção e recuperação de quedas e lesões
As quedas são uma das principais causas de lesões entre os idosos, devido à perda gradual de força muscular e da função propriocetiva, que é o termo utilizado para definir a capacidade de saber a noção do corpo, a sua posição e a força dos próprios músculos. A fisioterapia foca-se em exercícios que promovem o equilíbrio e a estabilidade, ajudando a prevenir ou a recuperar de quedas, lesões e cirurgias.
Entre as lesões mais comuns, sobretudo entre as mulheres e pessoas que sofrem de osteoporose, estão as fraturas do fémur e da anca. A sua prevenção é muito importante, uma vez que a incidência de complicações de saúde (morbilidade) e a mortalidade podem aumentar significativamente após este tipo de lesões.
- Alívio da dor e desconforto
Na terceira idade, é comum surgirem condições que provocam dores crónicas, como a artrite ou problemas nas costas. A fisioterapia utiliza técnicas de fortalecimento e alongamento que ajudam a aliviar a dor e reduzir o desconforto.
- Áreas específicas de intervenção
Para além da sua função preventiva, a fisioterapia tem um papel importante de intervenção em problemas de saúde específicos. Alguns exemplos são a gestão de doenças crónicas como artrite, osteoporose, diabetes e problemas cardiovasculares, como na reabilitação neurológica após AVC e em doenças como o Parkinson e o Alzheimer. Nestes casos, a fisioterapia desempenha um papel crucial na recuperação das funções motoras e cognitivas, podendo melhorar consideravelmente a qualidade de vida. Pode ser também um elemento importante nos cuidados paliativos e de fim de vida.
Fisioterapia em casa
A fisioterapia em casa permite um cuidado personalizado, adaptado às necessidades específicas de cada pessoa. Possibilita um acompanhamento contínuo, com ajustes no tratamento sempre que necessário e elimina a necessidade de deslocações. Tudo isto no conforto de um ambiente familiar e seguro.
Escolher um profissional qualificado e com experiência em geriatria é muito importante para garantir um tratamento especializado e de qualidade. Procurar referências de familiares ou outros pacientes ajuda a encontrar um fisioterapeuta de confiança, para garantir um acompanhamento adequado e eficaz. Pode falar com a Sofia para saber como pode fazer Fisioterapia sem sair de casa.
A fisioterapia para idosos é fundamental para ajudar a manter a saúde e qualidade de vida. Os seus benefícios promovem o bem-estar e a autonomia, através de exercícios funcionais e restaurativos. Este tipo de cuidados pode ser prestado em casa, apresentando uma solução eficiente a pacientes com diferentes tipos de necessidades.
Sobre a Sofia
A Sofia proporciona orientação, conhecimento e apoio abrangentes para quem procura uma vida saudável. Se tem ou conhece alguém que possa ter dificuldades de mobilidade e de deslocação para fora de casa, saiba que pode pedir serviços de fisioterapia em casa. Conte com a ajuda da Sofia para cuidar de si e dos seus. Conheça todos os nossos serviços especializados para todos os que têm mais de 60 anos.